[RESENHA] PERCY JACKSON: O ÚLTIMO OLIMPIANO

by - 14:38


Sinopse:

O aguardado desfecho da série que já ultrapassou a marca de 500 mil exemplares vendidos e é destaque nas principais listas de best-sellers do país.

Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo Senhor do Tempo. Enquanto os olimpianos se ocupam de conter a fúria do monstro Tifão, Cronos avança em direção à cidade de Nova York, onde o Monte Olimpo está precariamente vigiado. Agora, apenas Percy Jackson e seu exército de heróis podem detê-lo. Nesse quinto livro da série, o combate que pode acarretar o fim da civilização ocidental ganha as ruas de Manhattan, e Percy tem a terrível sensação de que sua luta, na verdade, é contra o próprio destino. Revelada a sinistra profecia acerca do décimo sexto aniversário do herói, ele enfim encontra seu verdadeiro caminho.

Na sessão reservada de hoje vamos falar sobre 'O Último Olimpiano' que é o quinto e último livro da saga Percy Jackson e os Olimpianos. 

O aniversário de dezesseis anos de Percy está chegando e, com ele, o cumprimento da Grande Profecia - que diz que um meio-sangue vai destruir o Olimpo ou salvá-lo. E, claro, com ela vem também a guerra contra o grande titã Cronos e seu exército infinito de monstros.

"Um meio-sangue, dos deuses antigos filho,
Chegará aos dezesseis apesar de empecilhos
Num sono sem fim o mundo estará
E a alma do herói, a lâmina maldita ceifará
Uma escolha seus dias vai encerrar
O Olimpo preservar ou arrasar."

Agora é chegado o grande momento da saga, depois de quatro livros que vieram narrando a luta dos meio-sangue para impedir a ascensão de Cronos, todos se encontram na semana final da sua batalha, na grande guerra envolvendo os deuses e os semideuses. Mesmo sabendo que as chances de vitória são pequenas, Percy Jackson e seu exército de heróis precisam se unir para deter Cronos, uma grande batalha feita sem o apoio de seus pais, que se encontram ocupados tentando conter a fúria de Tifão, unindo todas as suas forças para proteger o Monte Olimpo, que se encontra no topo do Empire State Building. Tudo acaba circundando Percy que começa a enxergar a verdade escondida na sinistra profecia acerca do décimo sexto aniversário do herói, descobrindo seu verdadeiro destino.

Carregado com bastante tensão, mitologia e emoções, o livro mostra o quanto Rick Riordan teve todo o cuidado possível ao construir uma trama que fosse perfeita.

Um fato legal é que o tio Rick insere a participação de deuses considerados menores. Seja do lado dos heróis ou dos inimigos, cada um contribui para a trama de forma significativa. Da parte do exército de Cronos, Morfeu (deus dos sonhos) causa o impacto necessário e mostra porque deve ser temido. Héstia (deusa da lareira, do lar e da família) aparece com o intuito de fazer Percy entender melhor sua jornada e tomar as decisões certas.

Uma coisa que gostei muito também foi o jeito que Cronos habita o corpo de Luke; na verdade, essa é provavelmente a melhor parte parte para mim. Baseado em muita confusão, ódio e histórias complicadas, o tio Rick habilmente manipula a mente do leitor sobre Cronos/Luke, mudando o nome que usa para se referir à entidade - embora ocupe o mesmo corpo.

É possível compreender o passado de Luke e dos irmãos Di Angelo, e como esse background está interligado com a Grande Profecia. Também é possível entender melhor a relação de Rachel com o mundo mitológico, o que leva a um final extremamente coerente.

Outra coisa que não podemos deixar de falar, foi a forma como ele conta o romance entre Percy e Annabeth sem deixar a história boba ou infantil. O triângulo amoroso formado pelos dois semideuses e Rachel Elizabeth Dare sofre uma ligeira intensificação logo no começo, mas, apesar da aparente confusão de sentimentos de Percy, ele parece inconscientemente já ter feito sua escolha. 

Enfim, foi um desfecho perfeito para mim, vale muito apena a leitura!

Onde comprar:

Confira as resenhas dos livros anteriores:

You May Also Like

0 comentários